Na Assembleia Legislativa, foi aprovada a emenda substituta de autoria do Depuado Rogério Barra ao Projeto de Lei 271/2021, que proíbe a comercialização de bebidas em garrafas do tipo long neck nas praias e balneários do estado do Pará.
A iniciativa de Rogério Barra tem o objetivo de garantir um maior cuidado com o meio ambiente e preservar a segurança dos banhistas, principalmente das crianças, que frequentam as praias e os balneários paraenses.
“A gente sabe que o vidro é um material reciclável, mas também é frágil e cortante, que pode causar graves acidentes e perfurações. Daí a necessidade de proibição nas praias e balneários. A comercialização e o consumo de produtos serão permitidos apenas no interior das barracas, quiosques ou similares localizadas nas faixas de areais de praias e balneários” – explica o Deputado Rogério Barra.
“Nas férias de julho deste ano a gente viu como algumas pessoas deixaram as praias de Salinópolis, por exemplo. Um verdadeiro mar de lixo na areia, expondo os banhistas aos perigos de acidentes, sem contar a agressão ao meio ambiente. Não adianta mais fazer campanha de conscientização. É preciso colocar em prática leis que possam proteger as pessoas e o meio ambiente” – diz Rogério.
O Projeto de Lei detalha que o Poder Público será responsável pela promoção de campanhas educativas, destacando a importância da preservação ambiental e apresentando alternativas sustentáveis. Também cabe ao Poder Público firmar parcerias com empresas, associações e cooperativas para facilitar a coleta de garrafas ou vasilhames de vidro não retornáveis. Agora, o Projeto parte para sanção do governador do Pará.